Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Carmen de Carlos Saura

Se qualquer espetáculo já fica muito mais interessante quando temos um conhecido nele, imagine como é fazer parte do espetáculo. A melhor visão é sempre a das coxias, num sentido muito amplo: ver a coisa nascer e se desenvolver, as mudanças, a divisão dos papéis e até mesmo as rixas internas. Carlos Saura parece concordar comigo, porque ele adora fazer filmes sobre esse processo. Assim é o maravilhoso Ibéria (2005), uma verdadeira ode à cultura flamenca, e assim é o mais antigo Carmen (1983), inspirado na ópera de Bizet.

Como ele é inspirado na ópera, é um filme recomendável para quem a conhece. A amiga que me emprestou o filme não tinha visto a ópera Carmen e o descreveu como "uma história meio chata, uma mulher bem vagabundinha e cenas incríveis de sapateado". Para quem viu Carmen, o filme é um mosaico interessante, onde você procura se antecipar às cenas ou as encaixa na medida em que são representadas. O grande bailaor Antônio montará o espetáculo Carmen, e procura a mulher ideal para viver o papel. A ele pertence o papel de José. Nessa procura, ele conhece Carmen, uma bailaora inexperiente. Ela corresponde física e psicologicamente ao papel. À medida em que o espetáculo vai amadurecendo, os dois revivem dentro e fora dele a história de José e Carmen.

Para quem admira o flamenco, o filme fica especialmente bom pelos detalhes. As diversas cenas de canto e palmeo; os bailaores fazem exercícios, atravessam o palco com sapateados, há uma aula com castanholas, um momento dedicado apenas aos braceos. Carmen pede para Antonio seduzí-la, dançando uma farruca - uma das danças tipicamente masculinas. Há um confronto com martinete. Até os momentos em que eles terminam de ensaiar e deitam no chão me fazem pensar no quanto o flamenco maltrata a lombar... Numa cena, o elenco está comemorando um aniversário. O guitarrista começa uma canção, o cantaor corresponde, quem está por perto acompanha com palmas e as pessoas começam a bailar, brincando com os papéis da própria ópera - é a festa e espontaneidade que o flamenco possui na Espanha, como são as nossas rodas de samba.

Minha cena preferida é a da Tabacaria. A antagonista de Carmen nessa cena é uma das coreógrafas do espetáculo. Ela é superior à Carmen em todos os sentidos, e não foi escalada para o papel por não corresponder ao biotipo. Por profissionalismo ela ensina a rival, mas é uma tarefa amarga. Nesta cena, quando elas se encaram, sabemos que está no palco um antagonismo que transcendo os papéis. Ensaio e realidade se misturam. No final do confronto ficamos em dúvida se Carmen realmente a feriu. E assim são os espetáculos, os bons espetáculos: representações mentirosas de sentimentos de verdade.


4 comentários:

  1. Sou fanática por Saura. A trilogia do Flamenco: Bodas de Sangue, Carmem e Amor Brujo é um delicia ao olhar e aos ouvidos.
    Carmem foi o primeiro que vi, já amava a ópera e, claro, apaixonei-me por Antonio Gades (como não se apaixonar?). Foi quando decidi que um dia aprenderia flamenco (o que ainda não aconteceu).
    Esta cena é antológica. Junto com a cena final de Bodas de Sangue está no alto das cenas cinematográficas de bailado que conheço.
    Obrigada por lembrar-me.

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita, amo a ópera e realmente adoro as cenas de dança deste filme. Mas quero saber se você já viu, do Almodóvar, A Flor do Meu Segredo, quando ele "lançou" aquele bailaor que fez muito sucesso nos anos 90 e do qual esqueci o nome. Ah, memória.

    ResponderExcluir
  3. Morri de rir com a resposta do Milton. É a mesma coisa que o Luiz diz. Acho que meninas gostam mais desse tipo de filme.

    Nikelen, devo ser a fã que menos viu coisas do Saura. Me falavam do Carmen e eu resistia, só vi quando me entregaram o DVD em mãos. Bodas de Sangue é O Filme pra muita gente, então agora entrou na minha lista.

    Não vi esse, Tina. E não sei o nome do bailaor, mas sei quem é. É um que a JLo chamou pra dançar com ela num clipe, né?

    ResponderExcluir

Desande aqui

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.