Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Propaganda e uma desilusão

Não lembro se recebi por e-mail ou comentei na época que essa publicidade saiu:


Acusei a propaganda de ser machista, de ver a mulher como objeto, de chamar as mulheres de prostitutas e vários argumentos que passam pela cabeça de uma mulher instruída quando vê isso. Estava em meio à minha revolta, quando um amigo calmamente me disse:
- Mas funciona. Poucas mulheres deixariam de abrir as pernas depois de ganhar uma jóia.

Tive que ficar quieta e reconhecer que é verdade. Podemos dizer que não é pela jóia em si e sim pelo que o gesto de comprar algo tão caro significa... Ou podemos achar que é pela jóia sim, como uma troca. Isso torna a mulher uma vagabunda? O que abrir as pernas porque ganhou uma jóia revela?

Revela que na relação entre os sexos, há muito, a mulher entra com o seu corpo, a sua juventude e a sua aparência, e o homem entra com o poder e o dinheiro. Os homens acusam as mulheres de serem interesseiras e as mulheres acusam os homens de só pensarem em sexo. Os dois têm seus motivos, são as maneiras mais tradicionais de se atuar. Maneiras que hoje as feministas criticam, apesar da resistência de outras mulheres. Talvez não estejamos todas lutando ao lado do feminismo porque, quando se abandonam as armas da sedução, talvez não haja tanta coisa nos esperando.

O que eu posso dizer em favor do feminismo: vejo mais mulheres dispostas a agir de outras formas do que homens dispostos a abrir mão da beleza e juventude feminina.

4 comentários:

  1. Só fico pensando se esse post cai na galera da Escreva Lola Escreva...

    ResponderExcluir
  2. Não faltam leitores dos dois blogs por aqui. Acho que não cai porque são pessoas de bem que têm piedade de mim...

    ResponderExcluir
  3. Mas essa propaganda foi veiculada? Inacreditável. =O

    ResponderExcluir
  4. Foi sim, eu lembro de ter visto na Caras, anúncio de uma página inteira.

    ResponderExcluir

Desande aqui

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.