Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Elogio à técnica

Texto publicado em 18 de setembro de 2006, no Caminhante Diurno

Ninguém espera que uma pessoa que adora matemática redescubra tudo que existe de matemática. E também não se espera que alguém que adora curar os outros faça isso sem passar por uma faculdade de medicina. Assim como alguém que dança muito bem não se ofende quando recomendam uma escola de dança para aprimorar seus conhecimentos. Óbvio, né?

Mas quando se trata de arte, a coisa deixa de ser óbvia. As pessoas querem ser artistas geniais, espontâneos, sem nunca terem lido um livro ou feito um curso. Acham que têm um talento natural; se conhecerem as técnicas, as escolas, a história e o conhecimento que foi acumulado sobre o assunto, a "pureza" do seu talento vai se perder. Elas não querem tirar a prova, ver o quanto seu trabalho evoluiría ou não se estivessem a par do que existe - "Ah, não! Se for pra ter que procurar um curso eu deixo de fazer!"

Assim é a minha vizinha, que acha que canta Imortal igualzinho a Sandy (ugh!). Assim são várias pessoas espalhadas por comunidades de artistas no orkut, nas lojas de artesanato, nos natais em família, na academia. Eu sou uma vítima especialmente vulnerável a isso, porque sou escultora e as pessoas me procuram pra mostrar seus trabalhos. Esses dias uma amiga me mostrou suas telas, que ela fez sem entender de tintas, cor ou composição. Pra piorar, ela ainda desenha mal pra cacete. Eu juro que tentei muito, mas não consegui soltar um elogio. Nem ao menos tinha algum tom de azul bonito pra eu dizer - nossa, que tom de azul bonito.

Técnica nunca atrapalha, só ajuda. Com técnica, não é preciso redescobrir a roda. Se há um grande talento natural, ele só será aumentado com a técnica. As coisas são mais rápidas, mais fáceis, mais diretas, logo, muito mais espontâneas quando se domina a técnica. A inabilidade faz com que coisas simples sejam dificeis, com que a expressividade do trabalho fique tolhida. Aí a gente vê por aí escultores que só fazem dorso porque são incapazes de esculpir mão e cabeça. Se a pessoa realmente ama aquilo, o que custa conhecer um pouco? Na realidade, eu acho que essas pessoas têm medo de descobrir que não são assim tão geniais - o que fatalmente ocorre quando você descobre o que os outros artistas fazem por aí.

7 comentários:

  1. Coisa parecida acontece na área de ensino de idiomas. Tem curso que contrata para ensinar a pessoa que passou 3 meses nos EUA/Inglaterra/Whatever como se passar 3 meses em contato com um outro idioma fosse o bastante pra alguém ser capacitado pra ensinar.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a favor de que as pessoas procurem uma escola ou mesmo um grupo de pessoas que tenha o mesmo interesse em desenvolver uma determinada arte. No entanto, eu acho que as pessoas devem procurar uma instituição ou grupo que tenha a ver com nível de aprofundamento elas desejam viver a arte.

    ResponderExcluir
  3. Às vêzes, sou tida como chata e insensível, porque sempre tento ser muito sincera nessas horas e o tal do "polìticamente correto" ao dar um parecer sôbre algumas "obras de arte", comigo não funciona, também. Nessas horas, se não gosto, não adianta, não conseguem arrancar de mim, mais do que "Não é bem o meu gôsto...". Não sou expert em nada, no que se refere às artes de um modo geral, aprecio vários tipos de obras, sou eclética, mas se sou chamada prá dar o MEU parecer...

    ResponderExcluir
  4. Isso acontece muito com literatura. Todo mundo acha que nasceu poeta porque faz algumas rimas. No entanto é preciso o conhecimento de causa. Os critérios. Não há jeito. Se você tem mesmo o dom, só vai aprimorá-lo.

    ResponderExcluir
  5. Vim aqui para prestigiar a inauguração. :)

    Mas não entendi bem uma coisa: é um texto que já saiu no outro blog, certo? Significa que o original será apagado de lá, sendo mantido somente aqui? Ou ficará em ambos?

    Acho que se ficar em ambos não fará muito sentido. Ao menos no meu ingênuo entender, né... :/

    ResponderExcluir
  6. Você tem razão, Ricardo. Na verdade, eu coloquei esse texto pra facilitar na hora de criar o blog - escolher as cores, fazer a formatação, etc. O texto de estréia, digamos assim, será o próximo. A idéia é que os blogs tenham enfoques diferentes. À medida em que eu publicar ficará mais claro.

    ResponderExcluir
  7. Hum,os desenhistas das cavernas da pré história são considerados artistas e nunca frequentaram escola nenhuma.Discordo de você nessa.Claro que técnica não atrapalha,mas só o talento natural basta para artistas de verdade.

    ResponderExcluir

Desande aqui

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.