Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nêmesis

Vai um post curtinho porque não tem muito o que falar do livro. Ele conta a história de um futuro em que a Terra formou colônias em naves espaciais e se preocupa com a ocupação de outros planetas.

Nêmesis é um dos livros recentes de Asimov, é de 1989. É uma obra mais madura, que usa de recursos literários e corrige problemas anteriores. Aqui há personagens femininas, e elas não são apenas coadjuvantes ou caricatas. Há mais personagens e eles são mais consistentes. Os diálogos são melhores, e até mesmo as cenas de sexo são melhores - não que as cenas de sexo estejam bem descritas, e sim que o autor desistiu de fazê-las (e constranger o leitor). A história de Nêmesis é formada por duas narrações paralelas que se encaminham para um encontro: o núcleo da colônia de Rotor, com Marlene e a mãe, e o núcleo terráqueo, com o pai de Marlene. Esse encontro envolve busca tecnológica, rivalidade entre culturas, espionagem, conhecimento científico y otras cositas.

É um livro interessante. Apesar das melhorias, não é uma obra inspirada. Em Fundação, a história toda duraria algumas páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desande aqui

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.