Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conhecimento

Mesmo que nunca nos renda dinheiro ou reconhecimento, saber das coisas altera o nosso olhar e dá muito mais sabor a tudo. Ele aumenta a nossa empatia com quem exerce a atividade, nos faz refazer- ainda que bem fantasiosamente - o caminho percorrido para chegar àquele resultado, nos permite entender o que é tecnicamente difícil e que se tornou fácil pela maestria do artista, nos faz perceber o que vai além da técnica e mostra quem está por detrás, qual a sua expressão. O mesmo fenômeno pode ser banal ou pode nos mostrar algo brilhante, dependendo do conhecimento de quem o olha. Como na primeira vez que vi este video:



Eu não gosto de Fórmula 1. Na época áurea de Fórmula 1, quando os brasileiros realmente ganhavam, eu acompanhava uma coisa e outra por causa do meu irmão, que assistia tudo. Tinha uma simpatia muito grande pelo Piquet, numa época que quem era Piquet não era Senna e vice-versa. Vi esse video que mostrava a ultrapassagem do Piquet sobre o Senna e percebi nele apenas mais uma ultrapassagem... Até que o Luiz me explicou que Piquet fez o impensável ao ultrapassar Senna numa curva, por fora. Ele teve que segurar o carro no braço, porque não tinha controle de tração, eletrônica, nada. Por isso a tal história de fazer looping com um Boeing. Se até um videozinho de corrida fica mais interessante com explicação, imagine todo o resto da existência.

7 comentários:

  1. Eu acho que um episódio a parte são as entrevistas com o Piquet. Por exemplo, essa aqui com o Marcelo Tas entrevistando é engraçadíssima: http://www.youtube.com/watch?v=yHSANRM9UpE&feature=related

    Eu acho que hoje em dia é tanta assessoria que nenhuma celebridade falaria com essa espontaneidade.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, atrás da grana foi ótima!

    ResponderExcluir
  3. Outro esporte que eu tenho grande ojeriza é a fórmula 1. A meu ver, o esporte que legitima a regra do doping e faz dela sua razão de ser. Por isso ganha-se sempre a mesma panelinha de marcas de carros onde há mais grana para investimento em tecnologia e inovações mecânicas. Se no futebol tem máfia, na fórmula 1 então, nem se fala.

    Evito ficar perto de algum amigo ou conhecido adepto da teriorização sobre os grandes lances do futebol e da corrida. A gente acaba por ficar bambeado mesmo, quando uma apreciação de ótima argumentação nos mostra o chute certeiro, a ultrapassagem matematicamente calculada. Esses dias quase estava por deixar-me convencer de que uma série de vetores fortuitos é capaz de transformar uma gingada de cintura, um pulo por sobre um adversário caído, e um arremesso de pé da bola até o centro da rede equivalia em realização do espírito humano à Nona Sinfonia.

    ResponderExcluir
  4. Sempre fui piquetista. Senna era insuportável. Hoje, nem sei o que é F1.

    ResponderExcluir
  5. Também acho F1 o fim, Charlles. É uma festa de tecnologia, de quem consegue pagar mais pra fazer o melhor carro. Das coisas mais chatas já criadas.

    "Desde que o Michael Jackson morreu, a F1 acabou pra mim", Milton. (mentira, muito antes)

    ResponderExcluir
  6. A Véia do Blog8:45 PM

    Querida eterna Caminhante, rs fui visitar o Belos e dei de cara com um blog sem postagem nenhuma.

    A conteceu alguma coisa?

    ResponderExcluir
  7. É mesmo! Espero que não.

    ResponderExcluir

Desande aqui

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.