Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Citação, BBB e pessimismo

Esta citação está na biografia de Hitler, que eu citei aqui. Na época, guardei mais por me fazer pensar do que por concordar com ela:

Não é a cegueira ou ignorância o que leva à ruína os homens e os estados. Não demora muito para que percebam até onde os levará o caminho escolhido. Mas há neles um impulso, que sua natureza favorece e o hábito reforça, ao qual não podem resistir, e que continua a empurrá-los enquanto lhes resta a mínima energia. Aquele que consegue dominar-se é um ser superior. A maioria vê diante dos olhos a ruína e avança para ela.
Leopold van Ranke

Tive vontade de usá-la quando começaram as primeiras discussões sobre o estupro no BBB. Mas me abstive, porque isso seria uma opinião qualquer frente às coisas muito interessantes que foram publicadas. Soaria como um simples repúdio ao programa, um convite ao boicote de patrocinadores e espectadores, e, pior ainda, pareceria colocar aqueles que não gostam do programa numa posição de pessoas superiores que eu sempre discordei. Eu mesma vi muito BBB, parei, voltei. Como muitas pessoas me disseram e eu concordo - estava na cara que um dia alguém exageraria. Reúnem mulheres gostosas, algumas delas garotas de programa, com marmanjos, em festas regadas a álcool e libido a flor da pele. A surpresa é que tenha demorado 12 anos - prova de que somos um país ainda bastante pudico.

A citação tem a ver com o caso BBB, pra mim, porque me fez entende-la de uma maneira ampla. Colocamos engrenagens complexas para trabalhar e depois não sabemos como parar, ou não queremos pagar o preço de parar. O BBB distrai nossas noites e não conseguimos parar de ver, gera dinheiro para os anunciantes, que não querem parar de lucrar. Princípios rigorosos mandariam parar tudo de uma vez, mas... Penso nos hábitos negativos, na destruição da natureza, na desigualdade social que convivem lado a lado à nossa preocupação sincera com os mesmos temas. É humano - tomamos banhos longos e nos preocupamos com a água do planeta, amamos os animais e nos deliciamos com a sua carne, desperdiçamos comida e repudiamos a idéia de que outros passam fome. É o prazer imediato contra o benefício de todos, é algo que faz parte do dia a dia contra uma vaga idéia de um mundo ideal. Será que o destino das coisas é acabar - de programas de TV a regimes políticos - apenas quando a energia se esgotou, quando renderam os piores frutos, atingiram níveis de corrupção insuportáveis, ou em algum momento a humanidade consegue dizer - vamos parar agora, porque as coisas se encaminham para o pior? Parece que não.

Um comentário:

  1. Realmente é complicado essa questão, mas é assim mesmo a maioria da vezes a gente percebe quando uma situação na vida da gente é ou vai ser ruim. Mas algumas vezes falta força e coragem para mudar uma situação. O pior de tudo é que em alguns casos a mudança só depende do nosso comportamento.

    ResponderExcluir

Desande aqui

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.