Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Estado de espírito

Tenho sentido dificuldades imensas de postar, aqui e no outro blog. Principalmente aqui, que é menos pessoal. Passei o fim de semana envolvida no workshop de flamenco, comecei a frequentar aulas diferentes e por causa disso tudo estou voltada para preocupações mais físicas - como fazer um certo movimento de braço, de que forma colocar a minha energia, qual a distribuição de peso e outras coisas que soam bastante abstratas para quem nunca esteve envolvido em um trabalho de aprimoramento de movimentos, seja de que modalidade for.

Eu sinto claramente, em mim, no meu corpo, na minha forma de pensar, a diferença entre a inteligência exigida pela dança e a exigida nos processos intelectuais. São quase opostas, e para serem feitas com qualidade as duas necessitam de uma certa absorção. Para ler eu preciso estar tranquila, introspectiva. Meu corpo deve estar mais desligado, apto a passar longas horas mudando pouco de posição porque o foco é outro. O raciocínio deve ir a outro lugar. Quando uso a parte da dança, estou agitada e muito desperta. Minha mente está a serviço do corpo, se perguntando qual a melhor forma de fazer algum gesto, que em breve se transforma no gesto mesmo e precisa ser repetido à exaustão até o corpo entender. Reviso os passos mentalmente o tempo todo. Ir de um estado a outro é difícil - nos últimos anos, muito mais difícil do intelectual pro físico. É algo como ter que puxar de volta uma pipa que voa linda no céu para ir a escola.

Esse é meu estado atual. Como estou com dor nas costas, tenho que me voltar rápido. E depois conto as novidades.

2 comentários:

  1. Ah, quase como estar apaixonado e o coração só te guiar para um lado... que bom que alguém entende o espírito da coisa.

    beijos daqui...

    ResponderExcluir
  2. Eu sinto isso tb. Mas tá mais fácil largar o intelectual e ir pro físico. No intelectual não tenho conseguido focar, e isso me frustra. Quero saber então das novidade =)

    ResponderExcluir

Desande aqui

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.